top of page

O nome "Améfrica", inspirado no conceito de "amefricanidade", carrega uma significação profunda que vai além de uma simples fusão de palavras. O conceito desenvolvido por Lélia Gonzalez reflete a interseção complexa de raça, classe e gênero, bem como a ligação histórica e cultural entre as populações negras do continente americano e o continente africano. Trata-se de uma afirmação poderosa das conexões compartilhadas e das realidades complexas que definem essas populações. Ao mesmo tempo, é uma rejeição das ideologias de superioridade racial e uma celebração dos valores civilizatórios das populações africanas e seus descendentes, bem como das populações originárias. Mais do que um título, “Améfrica” uma palavra que sintetiza uma visão crítica e uma perspectiva para um futuro inclusivo e consciente. “Améfrica” é um convite para refletir sobre as similitudes e diferenças que formaram as sociedades amefricanas do continente, e como essas dinâmicas continuam a influenciar nosso mundo contemporâneo.

Foco e Escopo

 

A Revista Améfrica é uma publicação online semestral, uma iniciativa do Leitorado Guimarães Rosa - Bogotá, um Programa do Ministério de Relações Exteriores do Brasil. A revista é dedicada primordialmente a temas relacionados à diáspora africana, acolhendo estudos de todas as áreas, especialmente, história, antropologia, sociologia, psicologia, estudos literários e culturais.

A Revista Améfrica ocupa um espaço distintivo no âmbito cultural, como um dos poucos periódicos dedicados inteiramente a temas ligados à diáspora africana. Além disso, atua ativamente no debate internacional, contando com um Conselho Editorial composto por especialistas de diferentes países, servindo como um fórum de expressão para a produção acadêmica oriunda de uma variedade de nações. Ao assegurar um espaço de excelência para o debate acadêmico nesse campo, aspiramos produzir referências significativas para o revigoramento do quadro conceitual acadêmico e o aprofundamento da ação sociopolítica antirracista e democrática, voltada para o combate às desigualdades que estruturam o mundo contemporâneo. A Revista Améfrica oferece acesso livre, ilimitado e imediato a todas as suas publicações, sem cobrar dos autores qualquer taxa de avaliação ou submissão. A revista aceita submissões de originais em português, inglês e espanhol.

Processo de Avaliação pelos Pares

 

O processo de avaliação de submissões ocorre em duas fases. Na primeira, os editores verificam a adequação do manuscrito em relação à qualidade e ao foco e escopo da revista, bem como às suas normas editoriais. Na segunda fase, o manuscrito é submetido a pareceristas para uma avaliação duplamente anônima (do autor e do parecerista) que pode rejeitar, aceitar ou indicar modificações obrigatórias no artigo.

Periodicidade

 

Semestral

ISSN

3085-5993

Endereço de publicação

A Améfrica é editada na Rua das Laranjeiras, 457. Rio de Janeiro - RJ. Brasil. CEP 22240-005.

 

Política de acesso

Esta revista proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que oferecer gratuitamente a produção científica de excelência favorece uma maior divulgação e democratização do conhecimento.

Captura de Tela 2024-12-08 às 08.21.47.png
image.png

Rua das Laranjeiras, 457. Rio de Janeiro - RJ. Cep 22240-005.

bottom of page